A resposta da AMD para o DLSS 3 finalmente chegou na forma do AMD FSR 3, com sua própria tecnologia de geração de quadros. Ao contrário do recurso da Nvidia, este é compatível até com placas de vídeo de marcas concorrentes, mas será que vale a pena usar?
Nesse artigo, você pode conferir um guia completo para conhecer e a melhor forma de usar o AMD FSR 3, especificamente em placas de vídeo Nvidia que não são compatíveis com o DLSS 3. Muitos usuários ainda não fizeram o upgrade para as GeForce RTX 4000, mas agora temos a oportunidade de experimentar tecnologias de geração de quadros e responder a principal dúvida: Vale à pena?
O que é o FSR 3?
O AMD FidelityFX Super Resolution 3 (FSR 3) combina diversas tecnologias, incluindo o upscaling de resolução que já conhecemos com o FSR 2. No entanto, a principal novidade é a tecnologia de geração de frames, conhecida como AMD Fluid Motion Frames (ou AFMF).
Da mesma forma que o DLSS 3 Frame Generation, o AFMF usa informações dos vetores de movimento do jogo e de análises do fluxo óptico de movimento. No entanto, enquanto placas da Nvidia processam esse fluxo óptico por IA acelerada por hardware, a AMD usa computação assíncrona no jogo para acelerar esse processo, o que permite que seja usado em qualquer GPU.
Alguns testes mostram que a qualidade dos quadros gerados é boa e bem compatível com o DLSS3. Mas há algumas ressalvas importantes para o uso do FSR 3, especialmente para quem tem uma placa de vídeo da Nvidia.
Como ativar o FSR 3?
Ativar o gerador de quadros é bem simples. Em jogos compatíveis com a tecnologia, como Immortal of Aveum e Forspoken, as opções do FSR 3 podem ser encontradas no menu de configurações gráficas. Em seguida, garanta que o V-Sync está ativo para habilitar o gerador de quadros.
oque é um cartão de crédito?
neste poste vamos saber mais sobre CARTÃO DE CRÉDITO
e como conseguir um cartão de crédito internacional, Cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico.É tipo um cartão de plástico más que pode conter ou não um chip e na maioria das vezes apresenta na frente o nome do portador do cartão ou o número do cartão e data de validade,já no verso, um campo para assinatura do cliente ou já assinado digitalmente e o número de segurança (CVV2) e a tarja magnética (geralmente preta ou prata).Sendo a maioria de cartões de crédito possui forma e tamanho padronizados para se adequar, como especificado pelo padrão do ISO 7810.O cartão de crédito foi criado com intuito de facilitar as compras em empresas e reduzir a grande quantidade de dinheiro “vivo” em movimento, o mesmo caiu rapidamente no gosto dos brasileiros.O cartão de crédito por sua vez poderá ser usado como meio de pagamento para comprar várias coisas, sendo ele um bem ou até mesmo contratar um serviço.O titular do cartão poderá recebe mensalmente no endereço indicado as suas faturas para pagamento e ainda pode escolher se opta por pagar o total cobrado ou somente o mínimo ou algum valor que seja acima do mínimo,deixando o pagamento do restante da fatura para o mês seguinte mediante cobrança de juros.Todo cartão de crédito possui um limite de compras que é definido pelo banco emissor do cartão.As compras já efetuadas reduzem o limite disponível até que,quando o saldo fica negativo, novas compras são negadas.O pagamento da fatura faz assim a liberação o limite do CARTÃO DE CRÉDITO para ser utilizado novamente.
Embora o FSR 3 Super Resolution e o AFMF possam ser usados ou não simultaneamente, o gerador de quadros funciona apenas com a tecnologia de upscaling da AMD. Não é possível combiná-lo com o DLSS, XeSS ou qualquer outra alternativa. É importante considerar isso se você tem uma placa RTX.
Usando o FSR 3 da forma ideal
Se você já ativou o FSR 3, deve ter percebido dois problemas fundamentais. Primeiro que o AFMF aumenta a latência do jogo, o que é esperado, mas precisa ser mitigado. Segundo que o ritmo do tempo de quadros (conhecido como frame pacing) fica muito instável se o game estiver rodando muito abaixo da taxa de atualização nativa do monitor.
Forspoken em 4K com FSR Equilibrado e AFMF ativo na RTX 3070Fonte: Diego/Tecmundo
Felizmente, existem formas de mitigar esses problemas e melhorar a experiência. Para isso é preciso usar o software Special K, que vocês podem baixar aqui. A ferramenta permite fazer várias configurações interessantes.
oque é um cartão de crédito?
neste poste vamos saber mais sobre CARTÃO DE CRÉDITO
e como conseguir um cartão de crédito internacional, Cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico.É tipo um cartão de plástico más que pode conter ou não um chip e na maioria das vezes apresenta na frente o nome do portador do cartão ou o número do cartão e data de validade,já no verso, um campo para assinatura do cliente ou já assinado digitalmente e o número de segurança (CVV2) e a tarja magnética (geralmente preta ou prata).Sendo a maioria de cartões de crédito possui forma e tamanho padronizados para se adequar, como especificado pelo padrão do ISO 7810.O cartão de crédito foi criado com intuito de facilitar as compras em empresas e reduzir a grande quantidade de dinheiro “vivo” em movimento, o mesmo caiu rapidamente no gosto dos brasileiros.O cartão de crédito por sua vez poderá ser usado como meio de pagamento para comprar várias coisas, sendo ele um bem ou até mesmo contratar um serviço.O titular do cartão poderá recebe mensalmente no endereço indicado as suas faturas para pagamento e ainda pode escolher se opta por pagar o total cobrado ou somente o mínimo ou algum valor que seja acima do mínimo,deixando o pagamento do restante da fatura para o mês seguinte mediante cobrança de juros.Todo cartão de crédito possui um limite de compras que é definido pelo banco emissor do cartão.As compras já efetuadas reduzem o limite disponível até que,quando o saldo fica negativo, novas compras são negadas.O pagamento da fatura faz assim a liberação o limite do CARTÃO DE CRÉDITO para ser utilizado novamente.
Nvidia Reflex
Após baixado e instalado, basta iniciar o game a partir do launcher do próprio Special K. Para abrir o menu da ferramenta, basta usar Ctr + Shift + Backspace (apagar). No painel de controle, você poderá ativar o Nvidia Reflex (em placas Nvidia) para reduzir a latência do jogo.
REFLEX com SpecialKFonte: Diego/Tecmundo
oque é um cartão de crédito?
neste poste vamos saber mais sobre CARTÃO DE CRÉDITO
e como conseguir um cartão de crédito internacional, Cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico.É tipo um cartão de plástico más que pode conter ou não um chip e na maioria das vezes apresenta na frente o nome do portador do cartão ou o número do cartão e data de validade,já no verso, um campo para assinatura do cliente ou já assinado digitalmente e o número de segurança (CVV2) e a tarja magnética (geralmente preta ou prata).Sendo a maioria de cartões de crédito possui forma e tamanho padronizados para se adequar, como especificado pelo padrão do ISO 7810.O cartão de crédito foi criado com intuito de facilitar as compras em empresas e reduzir a grande quantidade de dinheiro “vivo” em movimento, o mesmo caiu rapidamente no gosto dos brasileiros.O cartão de crédito por sua vez poderá ser usado como meio de pagamento para comprar várias coisas, sendo ele um bem ou até mesmo contratar um serviço.O titular do cartão poderá recebe mensalmente no endereço indicado as suas faturas para pagamento e ainda pode escolher se opta por pagar o total cobrado ou somente o mínimo ou algum valor que seja acima do mínimo,deixando o pagamento do restante da fatura para o mês seguinte mediante cobrança de juros.Todo cartão de crédito possui um limite de compras que é definido pelo banco emissor do cartão.As compras já efetuadas reduzem o limite disponível até que,quando o saldo fica negativo, novas compras são negadas.O pagamento da fatura faz assim a liberação o limite do CARTÃO DE CRÉDITO para ser utilizado novamente.
Para ativar o Reflex no Special K, basta clicar em Advanced à direita e ativar o recurso como Low Latency ou Low Latency + Boost em NVIDIA Latency Management, como vocês podem ver na imagem acima.
Além do Reflex, também é bom ativar o modo de baixa latência ultra no Painel de Controle da Nvidia. A opção é encontrada em Gerenciar as configurações em 3d > Modo de Latência Baixa.
oque é um cartão de crédito?
neste poste vamos saber mais sobre CARTÃO DE CRÉDITO
e como conseguir um cartão de crédito internacional, Cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico.É tipo um cartão de plástico más que pode conter ou não um chip e na maioria das vezes apresenta na frente o nome do portador do cartão ou o número do cartão e data de validade,já no verso, um campo para assinatura do cliente ou já assinado digitalmente e o número de segurança (CVV2) e a tarja magnética (geralmente preta ou prata).Sendo a maioria de cartões de crédito possui forma e tamanho padronizados para se adequar, como especificado pelo padrão do ISO 7810.O cartão de crédito foi criado com intuito de facilitar as compras em empresas e reduzir a grande quantidade de dinheiro “vivo” em movimento, o mesmo caiu rapidamente no gosto dos brasileiros.O cartão de crédito por sua vez poderá ser usado como meio de pagamento para comprar várias coisas, sendo ele um bem ou até mesmo contratar um serviço.O titular do cartão poderá recebe mensalmente no endereço indicado as suas faturas para pagamento e ainda pode escolher se opta por pagar o total cobrado ou somente o mínimo ou algum valor que seja acima do mínimo,deixando o pagamento do restante da fatura para o mês seguinte mediante cobrança de juros.Todo cartão de crédito possui um limite de compras que é definido pelo banco emissor do cartão.As compras já efetuadas reduzem o limite disponível até que,quando o saldo fica negativo, novas compras são negadas.O pagamento da fatura faz assim a liberação o limite do CARTÃO DE CRÉDITO para ser utilizado novamente.
Frametime com Reflex ligadoFonte: Diego/Tecmundo
Ativar o Reflex já parece ter um impacto positivo no tempo de quadros, mas ainda é possível melhorar esse aspecto ainda mais.
oque é um cartão de crédito?
neste poste vamos saber mais sobre CARTÃO DE CRÉDITO
e como conseguir um cartão de crédito internacional, Cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico.É tipo um cartão de plástico más que pode conter ou não um chip e na maioria das vezes apresenta na frente o nome do portador do cartão ou o número do cartão e data de validade,já no verso, um campo para assinatura do cliente ou já assinado digitalmente e o número de segurança (CVV2) e a tarja magnética (geralmente preta ou prata).Sendo a maioria de cartões de crédito possui forma e tamanho padronizados para se adequar, como especificado pelo padrão do ISO 7810.O cartão de crédito foi criado com intuito de facilitar as compras em empresas e reduzir a grande quantidade de dinheiro “vivo” em movimento, o mesmo caiu rapidamente no gosto dos brasileiros.O cartão de crédito por sua vez poderá ser usado como meio de pagamento para comprar várias coisas, sendo ele um bem ou até mesmo contratar um serviço.O titular do cartão poderá recebe mensalmente no endereço indicado as suas faturas para pagamento e ainda pode escolher se opta por pagar o total cobrado ou somente o mínimo ou algum valor que seja acima do mínimo,deixando o pagamento do restante da fatura para o mês seguinte mediante cobrança de juros.Todo cartão de crédito possui um limite de compras que é definido pelo banco emissor do cartão.As compras já efetuadas reduzem o limite disponível até que,quando o saldo fica negativo, novas compras são negadas.O pagamento da fatura faz assim a liberação o limite do CARTÃO DE CRÉDITO para ser utilizado novamente.
Limite de FPS
Para evitar completamente problemas de tempo de quadros, ou ”frame pacing”, o jogo precisa estar alcançando o limite da taxa de atualização nativa do seu monitor. Quanto mais próximo desse limite, melhor.
No entanto, é possível mitigar esse problema usando o limitador de quadros do próprio Special K. Se o AFMF do FSR 3 entrega algo entre 90 e 100fps, um limite a taxa de quadros para 90fps para tornar a experiência mais estável.
Limitando fps com Special KFonte: Diego/Tecmundo
Reflex e limite de fpsFonte: Diego/Tecmundo
Usando o Special K para ativar o Nvidia Reflex e limitar a taxa de quadros para um valor levemente menor que o alcançado sem o limite você deve ter a melhor experiência possível com o FSR 3 AFMF. Mas ainda resta saber uma coisa, a tecnologia realmente vale à pena?
Vale à pena usar o FSR 3 em placas Nvidia?
Para responder essa pergunta é importante considerar uma coisa importante. Não é possível usar o DLSS em conjunto com o FSR 3 AFMF, pelo menos não oficialmente. Isso quer dizer que se você usar o gerador de quadros da AMD, está limitado a usar a penas o FSR como modo de super resolução.
O problema é que sabemos bem que o DLSS entrega resultados muito melhores, especialmente quando a resolução inicial é melhor. Isso quer dizer que em algumas situações, pode ser mais vantajoso usar o DLSS em uma configuração mais baixa do que você está acostumado (desempenho ou ultra desempenho) do que usar o FSR.
Dessa forma, em cenários em que o gargalo do sistema é a CPU ou o próprio motor do jogo não escala bem nativamente para taxas de quadros mais altas, usar o FSR 3 pode valer à pena. No entanto, se seu gargalo é a GPU, pode valer mais à pena continuar usando o DLSS, mas em uma qualidade mais baixa.